Chegou a hora de esclarecer as coisas. Não que isso vá mudar sua vida, ou o curso da humanidade. Mas é sempre bom trazer um entendimento à algum assunto confuso. Tem gente chamando limão de pera e maçã de banana. Por isso, fui atrás para tentar trazer uma luz à essa questão: qual a diferença entre um nerd e um geek?
Achei um artigo muito interessante que divide essa questão em algumas partes.
1 - Definição de Geek
Lá nos anos 1900, quando os carnavais itinerantes eram populares, havia um artista chamado "geek". O trabalho dele era fazer atos bizarros e nojentos para o entretenimento dos presentes. Notavelmente, isso incluía cortar com a boca a cabeça de galinhas vivas.
O Geek hoje em dia
Raramente corta cabeças de galinhas vivas com a boca. Ao invés disso, um geek é alguém que é geralmente bastante conhecedor - ao ponto de ser obcecado - de um assunto.
- Ser um geek ganhou impulso quando programadores de computador e outros técnicos se entitularam assim, mas desde então virou algo mais popularizado. Já existem geeks do vinho, de carros e geeks do Senhor dos Anéis, cada um segue de perto minuciosamente a sua obsessão escolhida.
- Para esclarecer melhor, é importante notar que um geek é geralmente sociável. Ele tem sua fascinação no que o torna único, mas você provavelmente não saberia da sua atitude geek a menos que ele contasse a você.
2 - Definição de Nerd
A palavra nerd foi cunhada em 1954, por um jovem doutor chamado Seuss, numa linha em que se lê "A nerkle, a nerd, and a seersucker too!". Se você não deseja chamar alguém de uma palavra tão trivial como "nerd", você também pode chamar essa pessoa de "seersucker".
- A conotação geral é de uma pessoa irritante e nada atraente que pode ser brilhante, mas que escolhe se concentrar em atividades não-sociais.
- Outra definição de "nerd" é uma palavra com quatro letras com uma renda de seis números.
3 - Comparando Geeks e Nerds
Compare as habilidades de comunicação. Os geeks e nerds podem compartilhar traços externos, ou não, mas quando você compara como eles vivem a vida, as diferenças se tornam aparentes.
Os nerds adoram usar jargões ou terminologias nada familiares em seu diálogo, enquanto os geeks usarão referências obscuras abundantemente.
- Por exemplo, um nerd pode dizer "Esse Foley já foi usado excessivamente, o SD deve estar com preguiça."
- Um geek diria, da mesma coisa, "Uau! Eu adoro como Peter Jackson usa o Grito de Wilhelm em todo filme!"
- Os geeks geralmente se interessam em detalhes microcósmicos da vida, como notar que sua situação atual é parecida com uma de um artigo de notícias ou romance. Os nerds estarão aparentemente desinteressados nos detalhes da vida cotidiana, estando mais concentrados nos aspectos macroscópicos, como as possibilidades científicas ou o futuro da humanidade.
4 - Relações sociais
Embora ambos tenham traços obsessivos com suas paixões, eles divergem quando o assunto é a interação humana comum.
- Um geek tem habilidades sociais normais, embora possam estar propensos a serem pretenciosos e prolixos, especialmente quando o assunto é justamente sobre a paixão em particular deles. Aí, eles podem não deixar você sair enquanto eles não explicarem exatamente como essa coisa funciona e a história da equipe que a criou.
- Um nerd é geralmente mais introvertido. Eles podem saber bastante sobre a mesma coisa que um geek tem especialidade, mas fazê-los falar sobre isso pode dar algum trabalho.
5 - Relações amorosas
É uma verdade universal que os geeks podem se apaixonar por qualquer pessoa (embora o contrário possa não ser verdade). Contudo, os nerds só se apaixonam por nerds. Essa pode ser uma tática de sobrevivência, mas ninguém sabe ao certo.
Nenhum comentário: