Logo depois de se mudar de sua pátria na Nova Zelândia para a Austrália, em 2013, Lilly e Leon Mackie tiveram um filho. Milhares de milhas de seus amigos e família, cercados de caixas de papelão, e sem nenhuma vida social, suas vidas aparentemente chatas inspiraram a criação de um fenômeno da internet e de uma fofa tradição de família.
“Depois de seis meses de muitos sábados a noite em casa sem ter nenhuma babá, nós começamos a ficar um pouco entediados.” diz Leon. “Decidimos fazer uma foto da família no estilo de A Vida Marinha [com Steve Zissou],” com seu filho de 6 meses, Orson, no comando do submarino. Os Mackies escolheram replicar o poster icônico do filme porque se identificaram com os olhares inexpressivos dos personagens. Leon explica, “Como pais de primeira viagem, nós estávamos dormindo bem pouco, e as expressões nos rostos deles meio que resumiam como nós parecíamos, todos os dias.”
A foto foi um sucesso imediato com amigos e família em casa. Então, Lilly e Leon começaram a transformar sua coleção de restos de caixas e sua paixão por cinema, em uma foto de família semanal.

Depois de alguns meses, eles montaram um blog chamado Cardboard Box Office (analogia com o canal HBO - Home Box Office), que logo tinha algumas centenas de seguidores. Mas quando um amigo mandou o link para o blog Laughing Squid um pouco antes do Natal de 2013, tudo mudou. “Em apenas três dias, nós recebemos cerca de trinta mil seguidores no Facebook, e estávamos em todos os principais canais de notícias, parecia, do mundo todo,” lembra Lilly. Eles tiveram três entrevistas na manhã de Natal antes que pudessem abrir os presentes.

Dezoito meses depois, os Mackies haviam feito quase 70 cenas, sem nenhum sinal de diminuir o ritmo. Eles até foram indicados para um prêmio Webby. Mas o sucesso não mudou em nada o processo deles. Eles se recusavam a gastar mais de 30 dólares — às vezes menos — em qualquer um dos ensaios. Em vez de comprar acessórios caros, eles criavam os cenários com coisas jogadas pela casa, que geralmente incluía uma generosa dose de papelão e fita adesiva.







Para Lilly, estas fotos tem um significado pessoal. “Nós achamos nessas fotos que fazemos, por acaso, uma tradição para nossa família. Mesmo se não continuemos fazendo todo final de semana pelo resto de nossas vidas, é nossa tradição agora, e vai ser ótimo vê-la no futuro.”
Vi lá no Flickr Blog
Nenhum comentário: